Blog

Fonoaudiólogo - o que ele pode fazer pela sua saúde?

Fonoaudiólogo - o que ele pode fazer pela sua saúde?

Data de publicação: 25/04/2017 11:47:00
Categoria: Dicas de Saúde
  • Compartilhar:

Você realmente sabe o que um Fonoaudiólogo pode fazer pela sua saúde?


O Fonoaudiólogo é o profissional responsável pela prevenção, diagnóstico e orientação da função auditiva periférica, central, da função vestibular, das linguagens oral e escrita, da voz, da fluência da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição.

Este profissional pode atuar em parceria com outros profissionais, como fisioterapeutas, psicólogos e dentistas (para tratar males que causem problemas ortodônticos). Também podem atuar auxiliando apresentadores de rádio ou de televisão, atores ou cantores na postura de sua voz. Para exercer a profissão é exigido registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

A atuação deste profissional nos últimos anos aumentou devido à grande incidência do Zica vírus. Em outubro de 2016, o Ministério da Saúde divulgou que foram diagnosticados quase 10 mil casos de microcefalia no país.  Neste caso, o Fonoaudiólogo atua tentando diagnosticar da forma mais célere possível a perda auditiva que afeta os bebês.


O Conselho Federal de Fonoaudiologia reconhece 11 especialidades deste Profissional:

Audiologia - Por meio da audição é que se adquire, normalmente, a comunicação oral. Trata de doenças na gestação, infecções de ouvido e outras.

Linguagem - É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão).

Motricidade - Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.

Saúde Coletiva - É um campo voltado a construir estratégias de planejamento e gestão em saúde, visando intervir nas políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

Voz - Representa a identidade do indivíduo, pois expressa seus sentimentos. É produzida pelas pregas vocais e quando estas não funcionam adequadamente, a voz é alterada, podendo ficar rouca, abafada, soprosa, comprometendo o trabalho e a vida pessoal

Disfagia - É uma alteração da deglutição, ou seja, do ato de engolir alimentos ou saliva. Não se trata de uma doença, mas sim de um sintoma que indica prejuízo no ato de engolir ocasionado por diversos fatores, dentre eles: trauma em regiões da cabeça e pescoço, acidente vascular cerebral, demências, doenças neuromusculares, intubação orotraqueal prolongada e câncer de cabeça e pescoço. 

Fonoaudiologia Educacional - Atuação em situações que contribuam para a promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz e que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.

Gerontologia - Dentre as funções estão as de realizar promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à audição, ao equilíbrio, à fala, à linguagem, à deglutição, à motricidade orofacial e à voz nessa população.

Fonoaudiologia Neurofuncional - Realiza avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação de pessoas em diferentes ciclos de vida com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico.

Fonoaudiologia do Trabalho - O fonoaudiólogo deverá promover mudanças consecutivas na forma de organização do trabalho levando em consideração a saúde e aperfeiçoamento da comunicação humana, o desenvolvimento de programas de prevenção ocupacional, a implantação de programas de qualidade de vida do trabalho, bem como detecção e diagnóstico dos riscos fisiológicos em situações reais. 

Neuropsicologia - O Fonoaudiólogo está apto a prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição, relacionando-a com o funcionamento cerebral.


Leia também:

7 Dicas incríveis para prevenir problemas de voz
Doença de Parkinson - Entenda como ela pode te afetar


Jornalista: Fernanda Hally
Redator: Gabriel Pinho
Revisora: Paula Ávila

Referências Bibliográficas:

Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo
Guia do Estudante
ISSUU - Comunicar

Hábitos alimentares que ajudam a prevenir o Câncer

Tipos de alimentos e preparação que ajudam a prevenir o câncer. Veja quais são eles....

Hábitos alimentares que ajudam a prevenir o Câncer

Benefícios da Atividade Física

Benefícios da Atividade Física e os riscos de uma vida sedentaria ...

Benefícios da Atividade Física

5 Dicas para conquistar uma vida mais saudável

Estilo de vida pouco saudável, é um contribuinte comum para os nossos maiores problemas de saúde:...

5 Dicas para conquistar uma vida mais saudável