12 problemas de pele que você precisa conhecer

Data de publicação: 17/04/2019 14:52:00
Categoria: Doenças e Sintomas

Pele vermelha, inflamada, com coceira ou dolorida podem ser sinais de diversas condições dermatológicas, entre elas a rosácea, a seborreia, a micose, entre outras. A maioria dessas dermatoses não apresentam risco à vida e podem ser tratadas – sobretudo aquelas causadas por fungos e bactérias.

Mesmo quando as causas dessas alterações são de origem genética e/ou desconhecida, elas também podem ser evitadas e minimizadas. Conheça 12 das condições de pele mais comuns. 

A micose é uma infecção causada por fungos, e é transmitida pelo contato com a pele infectada ou com toalhas, roupas, equipamentos esportivos, entre outros itens que entraram em contato com a pele afetada por ela. Seus principais sintomas são a coceira, além de manchas vermelhas e escamosas. O tratamento dessa condição é feito com cremes antifúngicos, usados sobre as manchas, e pílulas antifúngicas.

Bochechas vermelhas, acne, irritação nos olhos e espessamento na pele do nariz podem ser sintomas de rosácea, uma condição de pele crônica, causada pela dilatação e estimulação dos vasos sanguíneos do rosto. Para reduzir a frequência e a intensidade dos surtos de rosácea, é preciso evitar gatilhos como a exposição ao sol, bebidas quentes, comidas apimentadas, clima frio ou com ventos intensos. Medicamentos tópicos ou antibióticos também podem ser prescritos pelo médico.

Comumente associado à asma ou à rinite, e também a fatores genéticos, o eczema provoca ressecamento da pele, manchas vermelhas e escamosas, além de coceira. As principais partes do corpo afetadas são os cotovelos, a parte de trás dos joelhos, o rosto e as mãos. Medicação tópica e hidratação são as principais formas de prevenção e combate ao eczema.

Essa condição é uma forma de eczema. Irritante ou alérgica, ela é causada pelo contato com substâncias como o látex ou o níquel, por exemplo. Pele avermelhada, com coceira, bolhas com líquido e ressecamento da pele são alguns sintomas dessa dermatose. Loções anticoceira e esteroides são usados no tratamento.

Altamente contagioso, o impetigo é uma infecção bacteriana na pele do rosto, principalmente em torno da boca e do nariz, que causa bolhas ou feridas com crostas. Comum entre as crianças, essa condição é tratada com antibióticos de uso oral ou local. A pele lesionada por picada de insetos ou irritada é mais sensível à infecção.

Quando afeta o couro cabeludo, a seborreia é chamada caspa. Essa dermatite também pode afetar outras partes do corpo, como o rosto, a virilha e outras áreas onde há muitas glândulas sebáceas. Seus sintomas são a pele escamosa e oleosa, e seu tratamento depende do local atingido e da idade do paciente. Cremes para combater fungos e shampoo com ácido salicílico são comumente utilizados contra a seborreia.

Uma grande mancha vermelha oval é o primeiro sintoma da pitiríase rósea. Ela é seguida por outras pequenas lesões, em formato de árvore de natal. É possível que essa condição de pele seja causada por um vírus, apesar de suas causas não serem claras. Os tratamentos podem incluir remédios tópicos, exposição à luz solar ou artificial – administrada por um dermatologista.

A ceratose actínica aparece em regiões do corpo que têm muita exposição ao sol, como o rosto, as mãos e os braços. Essas lesões, que são planas, brancas e escamosas, são alterações pré-cancerosas da pele e podem ser evitadas com o uso de protetor solar e exposição solar protegida e adequada. É importante buscar a opinião de um dermatologista para garantir o melhor tratamento para a ceratose actínica.

A tinea cruris também é uma forma de micose, que atinge partes úmidas do corpo, como a virilha, o interior das coxas e as nádegas. Ela causa manchas de cor vermelha ou marrom, que podem ter bordas escamosas e até se parecer com bolhas. A forma de tratamento é a aplicação de agentes antifúngicos e o uso de roupas largas e soltas.

Outro tipo de infecção por fungos é a micose de praia, mais recorrente em pessoas de pele oleosa. Ela causa manchas pequenas, rosadas ou escuras, que costumam aparecer na parte superior do tórax, nas costas ou na parte superior dos braços. Loções e shampoos antifúngicos costumam ser usados no tratamento dessa infecção.

Essa é uma dermatose originada por causas desconhecidas e possivelmente hereditárias. Pessoas com essa condição podem ter os pés, as mãos ou a região do peito afetados por manchas vermelho-alaranjadas, que coçam levemente e que podem levar à inflamação ou descamação da pele. Medicamentos usados no tratamento de Pitiríase Rubra pilar podem incluir vitamina A, por exemplo.

A celulite infecciosa é uma condição causada por bactérias que se infiltram em lesões e podem se tornar um grande problema caso atinja a corrente sanguínea. Essa doença pode afetar qualquer parte do corpo, causando vermelhidão e inchaço, deixando a pele quente e mais sensível. Um médico deve ser consultado para o tratamento adequado dessa dermatose.

Fonte:
Tradutora e Redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Geral: Geraldo Majella

  • Gostou? Compartilhe: