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Colesterol: qual a dieta ideal para combater o colesterol alto? SalutemPlus

Colesterol: qual a dieta ideal para combater o colesterol alto?

Data de publicação: 08/08/2018 17:31:00
Categoria: Doenças
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No calendário do Ministério da Saúde, o dia 8 de agosto é dia de combate ao colesterol alto, condição que afeta mais de 18 milhões de brasileiros, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2014.

O colesterol é um tipo de gordura necessária para o organismo. Porém, quando seus níveis estão muito altos, pode haver acúmulo de gorduras nas artérias, obstruindo a passagem de sangue e provocando problemas cardiovasculares.

Sem sintomas aparentes, o colesterol alto muitas vezes é descoberto apenas quando o paciente apresenta complicações. Por isso, é importante visitar um médico regularmente e realizar exames periódicos para aferir os níveis de colesterol.

Todo colesterol é ruim?
O colesterol é dividido em LDL, considerado ruim, e HDL, considerado bom. O primeiro tipo de colesterol pode causar acúmulo de gordura nas artérias, enquanto o segundo ajuda a devolvê-la ao fígado, prevenindo problemas cardíacos.

Como posso me alimentar melhor para reduzir o colesterol?
Além da prática de exercícios físicos, uma dieta balanceada é peça chave no combate ao colesterol alto. Alguns alimentos podem contribuir para a redução do colesterol LDL, e outros para o aumento do colesterol HDL, equilibrando os níveis de gordura no organismo.

Atribuídas à redução de risco de doenças cardíacas, as gorduras monoinsaturadas ajudam no controle do colesterol. Alguns alimentos, como o abacate, as nozes e as amêndoas, são ricos nessas gorduras, que contribuem para redução do colesterol ruim (LDL) e na produção do bom colesterol (HDL).

Os grãos integrais, sobretudo a aveia e a cevada, são ricos em fibras, que ajudam na redução do colesterol LDL no organismo. Frutas como maçã, uva, morango e frutas cítricas também são ricas em fibras solúveis, e devem ser adicionadas à dieta.

A lista de alimentos recomendados pelo Ministério da Saúde no combate ao colesterol alto inclui: ameixa preta, couve-flor, mamão, amora, damasco, mandioca, azeite de oliva, ervilha, pão integral, pêra, cenoura, farelo de trigo, pêssego, cereais integrais, feijão, quiabo, figo e vegetais folhosos. Entre as carnes, são recomendados os cortes magros, as aves e sobretudo os peixes, que são ricos em boas gorduras, como ômega 3.

Entre os violões do colesterol estão as gorduras trans e saturadas, presentes em alimentos industrializados. Por isso, vale a pena consumir moderadamente alimentos como bacon, biscoitos amanteigados, doces cremosos, peles de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas gordas, sorvetes cremosos e creme de leite.

As escolhas diárias são importantes no combate ao colesterol e, por isso, é preciso optar por alimentos mais saudáveis e reduzir o consumo de fast food, por exemplo. Uma combinação balanceada de alimentos e quantidades restritas de alimentos gordurosos pode trazer o equilíbrio necessário para o combate ao colesterol alto. Para manter uma dieta saudável, busque a ajuda profissional da saúde.

Fontes

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim