Blog

Varizes não é apenas um problema de estética SalutemPlus

Varizes não é apenas um problema de estética

Data de publicação: 19/06/2018 15:10:00
Categoria: Dicas de Saúde
  • Compartilhar:
As veias azuladas e vasos sanguíneos vermelhos visíveis nas pernas, a sensação de peso nas pernas, assim como dores, coceiras, câimbras e inchaços são sintomas das varizes, problema que afeta 70% dos brasileiros, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Mais que um problema estético, as varizes são um problema de saúde.

O que são as varizes?
As varizes são veias dilatadas e tortuosas, que se desenvolvem abaixo da pele. Elas podem ter calibre variável e afetam os membros inferiores. Além de causarem desconforto estético, as varizes podem causar dores, sensação de peso nas pernas, coceira e outros sintomas.

Elas são formadas quando as válvulas das veias, que se fecham para garantir o retorno do sangue bombeado ao coração, começam a falhar. Assim, há acúmulo de sangue nas veias, que acabam deformadas. Isso acontece porque o sangue chega com facilidade às extremidades do corpo, mas o caminho inverso é mais complexo.

Quando não tratadas, as varizes podem causar problemas de pele, como eczema, dermatite, escurecimento da pele e úlceras - que podem ter a cicatrização mais difícil com a recorrência. Além disso, é possível que o paciente com varizes desenvolva inflamação nas veias e varizes, hemorragias e até mesmo trombose.

Quem é afetado pelas varizes?
As principais vítimas das varizes são as mulheres, devido aos fatores hormonais. O uso de anticoncepcionais também pode influenciar no desenvolvimento da doença, e as varizes são mais frequentes em pessoas com mais de 30 anos.

O principal fator de risco é a hereditariedade, mas a pressão alta, a obesidade, o sedentarismo, a realização de atividades que exijam a permanência em ficar de pé, a gravidez, o tabagismo, os traumas nas pernas e a exposição ao calor também colaboram para o desenvolvimento da doença.

Como evitar varizes?
Apesar da grande influência do fator hereditário, é possível evitar o agravamento dos quadros de varizes. Para quem passa muito tempo de pé, é recomendável sempre trocar o peso de pernas e, ao descansar, sentar-se com as pernas para cima. Elevar as pernas colabora para que o fluxo sanguíneo retorne ao coração.

Cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos ajuda a controlar a pressão arterial, o que favorece a saúde das veias. O uso de roupas confortáveis e meias compressoras também são aliados na prevenção às varizes.

Qual o tratamento para varizes?
Existem algumas opções para o tratamento de varizes. A menos invasiva é o preenchimento das veias com substâncias esclerosantes, que inutilizam a passagem de sangue. O nome desse procedimento é escleroterapia química. A técnica com preenchimento por espuma é realizado em consultório médico e apresenta poucas complicações. Porém, nenhum procedimento é isento de riscos e é importante conhecer suas possíveis implicações para manter-se atento aos sintomas e comunicar ao médico caso necessário.

Outras opções são a cirurgia, o uso de laser em veias de menor calibre e o uso de radiofrequência. É importante consultar um médico angiologista, para que ele indique o tratamento mais adequado para o paciente.

Fontes

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim