Blog

Dores de cabeça frequentes podem ter causas diversas e complexas SalutemPlus

Dores de cabeça frequentes podem ter causas diversas e complexas

Data de publicação: 12/06/2018 00:00:00
Categoria: Doenças
  • Compartilhar:

Sintoma ou doença, a dor de cabeça é uma velha conhecida dos consultórios médicos. A cefaléia é um problema comum, que afeta mais de 30 milhões de pessoas no Brasil, e é considerada uma das doenças mais incapacitantes pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As dores de cabeça mais comuns são as causadas por tensão e as enxaquecas. Além disso, existem aquelas que são fruto de outras enfermidades, por isso é importante consultar um médico quando a cefaléia torna-se persistente.

Nos casos em que a dor de cabeça é acompanhada por outros sintomas, como tensão no pescoço, erupções na pele, vômito, confusão mental, febre ou paralisia em qualquer parte do corpo, um médico deve ser procurado imediatamente.

O que são as dores de cabeça primárias?
As dores de cabeça primárias são aquelas que não são sintomas de outros problemas de saúde. Elas podem ser causadas por tensão, podem ser enxaquecas ou cefaléias em salvas. Mais comuns em mulheres acima dos 20 anos, as dores de cabeça de tensão podem durar minutos ou dias.

A enxaqueca, característica por causar dor na lateral da cabeça, ou nas duas laterais, é mais severa que a dor de cabeça normal e pode ter vários gatilhos. Alimentos como queijos amarelos, embutidos, frituras, frutas cítricas e bebidas alcoólicas podem causar enxaquecas, assim como dormir pouco, oscilações hormonais e estresse também são gatilhos.

Para evitar esse tipo severo de cefaléia, é recomendado evitar as possíveis causas. Além disso, é necessário procurar um médico, para que ele indique a melhor forma de tratamento para essa condição. Beber água e descansar são algumas formas de lidar com as crises de enxaqueca.

Outro tipo de dor de cabeça são as cefaléias em salvas, que causam dor intensa em um dos lados da cabeça e queimação atrás dos olhos, podendo causar inchaço, vermelhidão e congestão nasal. Esse tipo de condição faz com que as dores ocorram em séries e cada episódio pode durar de 15 minutos a três horas. Mais comuns entre homens, a cefaléia em salvas não tem causas definidas.

As dores da cefaléia em salvas acontecem em ciclos, e aqueles que sentem esse tipo de dor podem passar meses e até mesmo anos sem tê-las. Evitar o consumo de álcool, drogas, produtos embutidos, mudanças bruscas de altura e temperatura é uma forma de evitar esse tipo de dor.

Devo me preocupar com dores de cabeça secundárias?
As dores de cabeça secundárias são causadas por outras condições médicas ou situações anormais, como abstinência de cafeína. É importante procurar um médico para avaliar a cefaléia, para que as reais causas possam ser tratadas. A auto-medicação também não é indicada, já que ela pode dificultar o diagnóstico das causas da dor de cabeça.

Alguns tipos de dores de cabeça secundária são aquelas causadas por alergias e sinusite; por variações hormonais, que podem estar relacionadas ao ciclo menstrual ou gravidez; por consumo excessivo ou abstinência de café; e por esforço físico intenso, como levantamento de peso ou corrida.

A hipertensão, o consumo de vários medicamentos e traumas na cabeça também podem causar dores de cabeça.

É recomendada atenção à frequência e duração das dores de cabeça, assim como a região em que ela acontece. Uma descrição precisa do problema pode ajudar o médico a diagnosticar o problema com mais facilidade e oferecer a melhor opção de tratamento.

Fontes:

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim