Blog

Tudo o que você precisa saber sobre o Colesterol SalutemPlus

Tudo o que você precisa saber sobre o Colesterol

Data de publicação: 22/05/2018 14:17:00
Categoria: Doenças
  • Compartilhar:

O que é colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura, que é produzida pelo fígado e utilizada pelo corpo para a formação de estruturas celulares, hormônios e vitaminas. Como essa substância não pode percorrer o corpo por meio do sangue, o fígado produz uma mistura de proteína e gorduras para transportá-la às células: a lipoproteína de baixa densidade (LDL) e a lipoproteína de alta densidade (HDL).

Um paciente tem o colesterol considerado alto quando o seu sangue contém colesterol LDL, o "colesterol ruim", em excesso. Sem sintomas aparentes, o colesterol alto pode causar a formação de placas nas artérias e levar a doenças cardíacas, por exemplo.

Existe colesterol bom e ruim?
Conhecido como "colesterol ruim", o colesterol LDL transporta o colesterol pelas artérias e pode se acumular nelas, criando placas. Esse acúmulo pode levar à obstrução da artéria, provocando ataques cardíacos ou derrames. Por isso, é recomendável que os níveis desse tipo de colesterol mantenham-se controlados.

Já o colesterol HDL ajuda a devolver o colesterol LDL ao fígado, impedindo seu acúmulo nas artérias. Por isso, ele é conhecido como o "colesterol bom". Para aferir os níveis de colesterol HDL, LDL e total, o médico pode solicitar exames de sangue.

Como saber se o colesterol está alto?
Sem sintomas aparentes, o colesterol alto costuma manifestar-se apenas em casos graves, quando causa problemas cardíacos ou derrames. Por isso, é necessário verificar com um profissional da saúde com qual frequência devem ser feitos exames de rotina, para verificar os níveis de colesterol.

Em geral, o consumo de alimentos ricos em colesterol, gorduras saturadas e gorduras trans, aumenta as chances de desenvolvimento de colesterol alto. O estilo de vida, o sedentarismo e o consumo de tabaco também são fatores de risco.

Além disso, o sobrepeso, a dieta pouco saudável, o histórico familiar e as doenças como diabetes ou renais, podem ser sinais de alerta, sobre os quais o médico deve ser informado.

O que acontece quando o colesterol alto não é tratado?
Quando não tratado, o colesterol alto pode causar o acúmulo de placas de gorduras nas artérias, estreitando-as, causando a chamada aterosclerose.

Essa é uma condição séria, que impede o fluxo de sangue nas artérias e pode levar a situações extremas e letais, como ataque cardíaco, derrames, doença renal crônica, pressão alta, angina (dor no peito), entre outras.

Como controlar o colesterol?
Uma dieta balanceada, acompanhada de exercícios físicos regulares, é uma maneira eficiente de controlar os níveis de colesterol. Prestar atenção aos rótulos dos alimentos e saber de onde vem o que se come ajuda a reduzir o consumo de substâncias como as gorduras saturadas e trans, que causam aumento de colesterol.

O consumo de proteínas magras, como frango, peixe e legumes é uma opção saudável às carnes vermelhas e laticínios com alto teor de gordura, por exemplo. Alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras e grãos integrais também são aliados do organismo no combate ao colesterol.

Consumir alimentos ricos em ômega-3, como nozes, amêndoas, sementes de linhaça e abacates também pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL. Já na hora de preparar os alimentos, assar, grelhar e cozinhar são opções mais saudáveis, se comparadas à fritura.

Por fim, a dica mais importante é fazer visitas periódicas a um profissional da saúde que possa acompanhar os níveis de colesterol e indicar a melhor forma de lidar com problemas como o colesterol alto.

Fonte:

Tradutora e redatora: Daniela Souza
Revisora: Paula ávila
Designer: Raphael Alpoim