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5 Dicas para controlar sua pressão arterial

5 Dicas para controlar sua pressão arterial

Data de publicação: 23/01/2018 00:00:00
Categoria: Doenças
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Qual foi a última vez que você checou a sua pressão arterial?  

Bom! Se você é como a maioria das pessoas, então provavelmente apenas quando foi a um médico para se consultar por uma queixa qualquer. A hipertensão é um sintoma grave que pode provocar quadros fatais como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.  Apesar de ser grave, a hipertensão pode ser controlada a partir de mudanças no estilo de vida, basta ter foco e ser perseverante. 

Veja abaixo algumas recomendações médicas sobre o que pode ser feito para controlar o nível da sua pressão arterial

1- Diminua a ingestão de sódio para controlar melhor a pressão arterial

Grandes quantidades de sódio fazem com que o corpo humano retenha fluidos em excesso. Esse fato provoca uma sobrecarga sobre o coração, que acaba trabalhando mais que o necessário para manter o bombeamento sanguíneo.

Hoje, o consumo diário de sódio no mundo gira em torno de 3.400 miligramas, mas o valor ideal para consumo está abaixo de 2.300 miligramas por dia. Para se ter uma ideia, apenas uma colher de sal contém 2.300 miligramas de sódio.
Alimentos como pizzas, hambúrgueres, enlatados e refrigerantes costumam conter grandes quantidade de sódio e precisam ser evitados ao máximo

2- Aumentar a ingestão de potássio através do consumo de alimentos saudáveis

Comer alimentos ricos em potássio é importante e ajuda no controle da pressão arterial, já que o potássio diminui os efeitos causados pelo excesso de sódio. Veja alguns exemplos de alimentos que possuem grandes quantidades de potássio:

- Frutas como bananas, damascos secos e romãs;
- Legumes como couve de Bruxelas, beterraba e abóbora;
- Produtos lácteos, incluindo leite sem ou com baixo teor de gordura

- Água de coco e outros.


3- Prefira uma dieta equilibrada e de baixo teor de sal, rica em frutas e vegetais

A dieta DASH, é um plano alimentar baseado em estudos e pesquisas financiadas pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. A dieta DASH apresentou redução da pressão arterial sistólica (pressão alta) e melhora dos níveis de colesterol - dois fatores decisivos para os riscos de doenças cardíacas.

A dieta DASH consiste em consumir regularmente:
- Frutas, legumes e vegetais;
- Grãos integrais;
- Alimentos de baixo ou nenhum teor de gordura;
- Limitar o sódio e os alimentos ricos em gorduras saturadas;
- Reduzir o consumo de bebidas com altos níveis de açúcar.

Evite mudar toda a sua alimentação de uma vez só. Comece devagar adicionando uma porção de frutas ou vegetais todos os dias. Quando esta primeira mudança se tornar um habito, dê um paço a frente e implemente outra novidade na sua dieta e assim sucessivamente.

4- Faça mais exercícios físicos e se movimente

De um modo geral, todo médico recomenda a realização de exercícios físicos aos pacientes. Mas o que nem sempre é falado é sobre a importância de escolher atividades que sejam prazerosas, dançar, correr, nadar, jogar futebol, ir à academia. Escolha uma prática que o deixará satisfeito e o fará querer repetir a dose.


Se o problema for a falta de tempo para sair de casa e se deslocar até o local para praticar a atividade física, opte por exercícios que possam ser realizados em casa, como abdominais, agachamentos e saltos.


5- Mantenha um peso saudável movimentando-se mais e comendo melhor

Uma das coisas mais importantes para controlar a pressão arterial é a manutenção do peso corporal, por isso, é essencial monitorar e mantê-lo adequado de acordo com os padrões de normalidade do IMC—Índice de Massa Corporal.

A pressão arterial se eleva à medida que o seu peso corporal aumenta. Até pequenas mudanças, como perder 5kg, já pode apresentar melhorias para sua saúde e a redução da pressão arterial.

Procure realizar pequenas mudanças no seu dia-a-dia que podem fazer a diferença no controle de peso, como por exemplo, subir escadas ao invés de usar o elevador, se deslocar para o trabalho a pé ou de bicicleta, e sempre que possível procure realizar e preparar as refeições em casa, onde se pode ter um controle melhor sobre o que se come.


Tradutor e redator: Gabriel Pinho
Revisora: Paula Ávila
Designer: Raphael Alpoim
Diretor Geral: Geraldo Majella